- Haploide
- Hidrogel
- Hímen
- Hiperplasia
- Hipoblasto
- Hipófise anterior
- Hipogonadismo
- Histerectomia
- Histologia
- Histotrófico ou nutrição histotrófica
- Hormona
- Hormona do crescimento
- Hormona folículo-estimulante
- Hormona libertadora de gonadotrofinas (GnRH)
- Hormona luteinizante (LH)
- Hormona Tireo-estimulante
- Hormonas bio-similares
- Hormonas da tiroide
- Hormonas esteroides
-
Haploide
Designação das células com um único conjunto de cromossomas, característica dos gâmetas. Nos humanos as células haploides contêm 23 cromossomas.
-
Hidrogel
Um hidrogel é uma rede de polímeros com uma estrutura tipo sólido que aumenta muito de volume na presença de água.
-
Hímen
Anel de tecido que se localiza na abertura da vagina, que poderá ser rompido na penetração sexual ou noutra penetração.
-
Hiperplasia
Hiperplasia refere-se ao aumento do número de células num órgão ou tecido, que poderá ser indicador de uma alteração anormal ou pré cancerígena.
-
Hipoblasto
O hipoblasto refere-se à parte inferior do disco embrionário, que provem da massa celular interna, durante a fase de blástula tardia e trofoblasto inicial. As células pertencentes ao hipoblasto dão origem ao saco vitelino, que consiste num tecido extraembrionário que ajuda e suporta o crescimento embrionário.
-
Hipófise anterior
Porção anterior da hipófise que secreta diferentes hormonas envolvidas em diferentes processos fisiológicos, incluindo o crescimento, reprodução e stress (ver também adeno-hipófise).
-
Hipogonadismo
Função insuficiente das gónadas. Nas mulheres, os ovários produzem os ovócitos e estrogénios e progesterona. Nos homens, os testículos produzem espermatozoides e androgénios. A função sexual e a fertilidade podem estar afetados nos indivíduos em hipogonadismo.
-
Histerectomia
Remoção cirúrgica do útero da mulher.
-
Histologia
A histologia é o estudo das células e dos tecidos ao nível microscópico. É um ramo da anatomia que se debruça sobre a estrutura dos tecidos.
-
Histotrófico ou nutrição histotrófica
Mistura complexa de moléculas que são secretadas ou transportadas para o lúmen uterino. Inclui proteínas de transporte de nutrientes, iões, agentes mitogénicos, citoquinas, linfoquinas, enzimas, hormonas, fatores de crescimento, protéases e outros inibidores, aminoácidos, glicose, frutose, vitaminas e outras substâncias. O histotrofo é a fonte nutricional primária para o desenvolvimento do produto de conceção nos mamíferos. Nos humanos, a sua importância permanece ao longo do primeiro trimestre de gravidez, até que a nutrição hematotrófica se estabeleça.
-
Hormona
Uma hormona é uma molécula sintetizada por células especializadas de um determinado órgão que é transportada através da corrente sanguínea e que afeta outras células do organismo.
-
Hormona do crescimento
A hormona do crescimento é uma hormona produzida pelas células somatotróficas da hipófise anterior. Esta hormona atua no fígado e no tecido adiposo para controlar o crescimento e o metabolismo dos lípidos, proteínas e hidratos de carbono.
-
Hormona folículo-estimulante
A hormona folículo-estimulante (FSH) é uma hormona produzida na hipófise anterior que atua sobre as gónadas (ovários e testículos). Na mulher, esta hormona estimula o desenvolvimento folicular no ovário.
-
Hormona libertadora de gonadotrofinas (GnRH)
A Hormona libertadora de gonadotrofinas (GnRH) é uma hormona segregada em pulsos pelo hipotálamo, que estimula a síntese de gonadotrofinas pela hipófise anterior. As gonadotrofinas são essenciais para o desenvolvimento dos folículos ováricos (FSH) e para a ovulação (LH).
-
Hormona luteinizante (LH)
A hormona luteinizante (LH) é uma hormona libertada pela hipófise que regula o ciclo menstrual feminino e a ovulação. A LH tem ainda um importante papel na produção de esperma, no homem, pois estimula a produção de hormonas sexuais masculinas.
-
Hormona Tireo-estimulante
A hormona tireo-estimulante (TSH) é produzida pelas células tireotróficas da hipófise e atua na glândula tiroide, promovendo a secreção de hormonas da tiroide.
-
Hormonas bio-similares
Hormonas bio-similares são hormonas sintéticas ou artificiais que têm estrutura idêntica a hormonas produzidas no organismo. Os estrogénios e progesterona sintéticos são exemplos de hormonas bio- similares, ambas utilizadas na terapêutica hormonal.
-
Hormonas da tiroide
As hormonas da tiroide ou hormonas tiroideias, tri odotironina (T3) e tiroxina (T4), são produzidas pela glândula tiroide e são as principais responsáveis pelo crescimento e metabolismo.
-
Hormonas esteroides
As hormonas esteroides são hormonas naturais produzidas pela glândula suprarrenal, testículos e ovários, e pela placenta durante a gravidez. Existem 5 classes principais de hormonas esteroides, que derivam do mesmo precursor, o colesterol: 1) androgénios 2) estrogénios 3) progestagénios 4) mineralocorticóides 5) glucocorticoides. Os androgénios e os estrogénios influenciam o desenvolvimento sexual, a diferenciação e o desenvolvimento de carateres sexuais secundários e de comportamentos sexuais.