• Implantação

    Refere-se ao processo de fixação do blastocisto na cavidade uterina. O local preferencial de implantação na espécie humana é zona superior do útero. Quando a implantação ocorre fora da cavidade uterina dá origem a uma gravidez ectópica.  

  • Imprinting genético

    O imprinting genético é um mecanismo que envolve a metilação do ADN de forma a prevenir a expressão de um dos alelos de um gene, proveniente da mãe ou do pai. Síndromas como os de Beckwith-Wiedemann, Silver-Russel , Angelman, e Prader-Wil i estão associados a erros no processo de imprinting genético.  

  • In vitro

    In vitro significa fora do organismo vivo. Uma experiência in vitro é aquela que é completada fora do organismo vivo, em ambiente artificial.
     

  • In vivo

    In vivo significa dentro do organismo vivo. Uma experiência in vivo é aquela que é realizada dentro do organismo vivo.  

  • Incontinência

    Incapacidade para controlar as micções urinárias ou dejeções fecais.
     

  • Infeção do trato urinário

    A infeção do trato urinário é a infeção e inflamação, causada por uma bactéria, que infeta o sistema urinário (rins, ureteres, bexiga e uretra). Muitas vezes, os sintomas são incomodativos e podem incluir dor ou ardor ao urinar, febre e fadiga.
     

  • Infertilidade

    Incapacidade de obter uma gravidez após um ano de relações sexuais desprotegidas.  

  • Infundíbulo

    Porção distal das trompas de Falópio ou trompas uterinas. É a zona mais próxima do ovário, terminando em projeções finas, as fímbrias, que captam o ovócito libertado pelo ovário conduzindo-o ao interior da trompa.
     

  • Inibina

    A inibina é uma hormona proteica, produzida no ovário e no testículo, que transmite mensagens de feedback à hipófise anterior sobre o funcionamento dos órgãos reprodutivos. Na mulher, a inibina aumenta durante o desenvolvimento folicular e decai na altura em que um ovócito maduro é libertado. A inibina bloqueia a hormona ativina e a falta desta hormona resulta em infertilidade ou esterilidade.  

  • Inseminação artificial

    Inseminação artificial consiste na introdução de esperma diretamente no trato genital feminino, sem relação sexual. Trata-se de uma técnica utilizada para fins de fertilização em humanos e animais. O esperma, fresco ou previamente tratado, é introduzido na vagina ou diretamente no útero através de um cateter, na altura da ovulação, de modo a aumentar a probabilidade de fecundação do ovócito libertado.  

  • Inseminação intrauterina

    A inseminação intrauterina consiste em introduzir diretamente na cavidade uterina, através de um catéter, o esperma previamente recolhido e processado, ultrapassando, assim, a barreira que o muco cervical representa. É uma técnica utilizada nalgumas situações de oligospermia ou astenospermia.  

  • Insuficiência ovárica primária

    Insuficiência ovárica primária, ou falência ovárica prematura, é uma perda precoce da função dos ovários devido à perda de folículos que ocorre antes do início típico da menopausa (antes dos 40 anos). Geralmente conduz a subfertilidade ou infertilidade e está também associada a osteoporose e a outras doenças autoimunes. Insuficiência ovárica primária difere da menopausa na medida em que as mulheres com Insuficiência ovárica primária podem ter períodos ocasionais ou irregulares e podem, eventualmente, engravidar.  

  • Intrauterino

    Significa dentro do útero. Contudo, e dado o útero ser acessível através do colo, o termo é usado para se referir ao interior da cavidade uterina. Por exemplo, o desenvolvimento intrauterino refere-se ao desenvolvimento do embrião dentro do útero, enquanto que o dispositivo intrauterino se refere a um dispositivo contracetivo inserido dentro da cavidade uterina.  

  • Istmo tubar

    A trompa de Falópio é constituída por três partes. O istmo representa o terço interno da trompa, estende-se da ampola ao corno uterino e tem um diâmetro de 2mm.  

Edifício Cruzeiro, nº 4 - 2º andar Sala 32
Largo de Celas
3000-132 Coimbra
+351 917527529
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Este website usa cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Política de Privacidade e Cookies