-
Banco de embriões
Procedimento que consiste na produção de embriões através de fertilização in vitro. Estes embriões são posteriormente criopreservados e armazenados para serem usados mais tarde. Este processo pode demorar um mês a ser completado.
-
Banco de esperma
É o processo de recolha e criopreservação de espermatozoides para uso futuro.
-
Banco de ovócitos
Processo que consiste na recolha de ovócitos de uma mulher após esta ter sido submetida a estimulação hormonal. Apesar de ser um procedimento semelhante ao banco de embriões, os ovócitos não são fecundados antes de serem criopreservados. Esta é, assim, uma boa opção para mulheres que não têm um parceiro masculino e que não pretendem utilizar esperma de um dador. Este processo pode demorar um mês a ser completado.
-
Banco de tecido testicular
É o processo em que o tecido testicular, incluindo as células que produzem esperma e o esperma em si, é recolhido e criopreservado.
-
Bifosfonatos
Os bifosfonatos são fármacos que podem diminuir ou cessar a atividade de células que destroem o osso e assim preservar a densidade e robustez ósseas e reduzir o risco de fratura. Os bifosfonatos são geralmente usados para prevenir e tratar a osteoporose.
-
Bioengenharia
A bioengenharia é uma área de conhecimento na qual os princípios da engenharia são aplicados à biologia e medicina.
-
Bioética
A bioética é o estudo dos aspetos éticos em ciência e medicina.
-
Bioeticista
Um bioeticista é um indivíduo que estuda os aspetos morais e éticos relacionados com os avanços biológicos na ciência e na medicina.
-
Biomaterial
Um biomaterial é um material natural ou sintético que é utilizado para uma aplicação biológica. Por exemplo, os componentes de uma articulação artificial são biomateriais.
-
Bisfenol A
O bisfenol A (BFA) é um químico industrial e disruptor endócrino, utilizado no fabrico de certos plásticos e resinas desde a década de 60. Permanece controverso devido ao seu potencial de contaminar os alimentos e bebidas a partir dos recipientes fabricados com este químico. Tem ainda a capacidade de se introduzir no organismo quando se manipulam produtos que o contêm. Os estudos em roedores demonstraram que a exposição ao bisfenol A pode interferir com a função reprodutora.
-
Blastocisto
O blastocisto é um embrião com cerca de 116h (dia 5), com uma estrutura bem definida onde se observa a trofoectoderme e a massa celular interna. A trofoectoderme irá dar origem à placenta, enquanto que a massa celular interna irá dar origem ao embrião/feto. Os blastocistos podem ter várias classificações dependendo do seu estádio (de inicial a eclodido), com o número e definição da massa celular interna bem como o número de células que constitui a trofoectoderme.
-
Blastómero
Os blastómeros são as células que constituem o embrião pré-implantatório. São estas células que são utilizadas para o conhecido diagnóstico pré-implantação (DPI), em que é removido um blastómero dos que constituem o embrião que se quer avaliar e é feito um teste genético de modo a detetar anomalias genéticas que o embrião possa ter.